Saúde e segurança do trabalho (relatório de aulas)
Paloma Bonifácio de Camargo Lima
RELATÓRIO:
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Pindamonhangaba
2012
RELATÓRIO DAS AULAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – PROF. MIRTES
Primeiramente foi dado um breve estudo sobre o conceito de empresa, que via de regra é o de produzir bens ou serviços com finalidade lucrativa e ainda foi abordado sobre os riscos que envolvem a relação de consumo destes bens e serviços.
Ressaltou-se a importância do RH em face de segurança do trabalho, pois juntamente com o profissional da área de segurança do trabalho é que é realizado um trabalho dentro da organização no intuito de prevenir e evitar acidentes e riscos de acidentes, através de políticas educativas, elaboração de relatórios, atualização de documentos e realização de exames médicos dos colaboradores, tudo isso em parceria com o RH.
Sobre as Normas Regulamentadoras foi discutido sobre seu objetivo principal, sua abrangência nacional bem como a fiscalização do Ministério do Trabalho junto as Delegacias Regionais do Trabalho.
Sobre a SIPAT foram discutidos vários temas de extrema importância, dentre eles: riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos e ainda qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
Sabendo que o acidente de trabalho pode causar danos irreversíveis e imensuráveis tanto para o trabalhador e sua família como para a empresa, foram tratadas sobre a importância de se adotar medidas preventivas e eficazes para minimizar esses riscos e, em conseqüência, esses acidentes, pois a principal causa de acidentes do trabalho (cerca de 97%) é a falha humana.
Na última aula cada aluno ficou encarregado de apresentar um estudo sobre alguma NR, o tema escolhido pela presente aluna foi a NR7, que trata do PCMSO (Programa de Controlo Médico de Saúde Ocupacional) que é, via de regra, obrigatório para todas as empresas.
Pelo PCMSO são obrigatórios, dentre outros exames: o exame admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de