saúde pública
- Todos são considerados partes do processo, decisões elegidas pelo coletivo.
-As leis são regidas por servidores públicos, os quais fiscalizam tanto o setor privado como o público.
- Todos estão submetidos às leis e normas estabelecidas pelo Estado.
Já no setor privado:
- O individuo responsável pela empresa, a administra da forma que melhor lhe convém.
- A forma de trabalho é verticalizada.
- Desde que não infrinja nenhuma lei, pode criar e estabelecer objetivos e metas.
Já a diferença entre patrões e empregados está primeiramente no retorno financeiro de cada parte. Empregados devem manter-se submissos aos desejos do patrão, sem que isso lhe acarrete danos trabalhistas ou morais. No entanto é dever do patrão estar dentro das normas exigidas em lei e cumpri-las.
O Estado faz cumprir todas as leis e normas que os cidadãos decidiram em forma de voto ou por reivindicações e é a ele que devemos prestar contas em caso de sonegação ou descumprimento de alguma lei. Os servidores públicos são os agentes responsáveis pelo cumprimento da lei. Mas não somente isso há os servidores responsáveis pela saúde, educação, transporte, meio ambiente, etc. Onde cada um tem uma forma de atuar e desempenhar suas funções asseguradas pela lei.
As formas de auto-organização, tanto do setor público como do privado, foram se estabelecendo de forma gradual até chegarem aos parâmetros que encontramos hoje na sociedade. A dicotomia entre o público e privado; patrões e empregados; Estado e servidores parecem legíveis em alguns momentos e em outros um entrelaçado e uma miscigenação de ambos. Isso correu, pois há a necessidade de se ter normas para que haja um bom funcionamento de ambas as partes.