Saúde publica
1. Quais foram os acontecimentos históricos e sociais que levaram a Psicologia a pensar sobre sua formação e atuação profissional?
Ao falarmos do desenvolvimento da psicologia, estamos, ao mesmo tempo, nos referindo ao desenvolvimento, ao processo, à elaboração à criação do pensamento humano.
Estudando a psicologia numa dimensão histórico-social, é possível entender a sua constituição em ciência e entender seus debates atuais no interior mesmo das relações sociais desenvolvidas pelos homens. Concebemos, como primeiro ponto a ser levado em conta, que a psicologia não é uma criação mágica ou abstrata. A escolha da Psicologia como profissão relaciona-se também a elementos como história pessoal e/ou características pessoais dos psicólogos, habilidades ou capacidades que predispunham ao exercício dessa profissão, como disponibilidade para ouvir, aconselhar e mediar conflitos, como também se considerarem pessoas calmas, pacientes e tranquilas a possibilidade de conhecer o ser humano e ajudá-lo caracteriza uma motivação central, além do desejo de auto- ajuda e autoconhecimento.segundo ponto a considerar é que a psicologia, por muito tempo,foi tema da filosofia. Muitos estudiosos consideram que ela se emancipou da filosofia em meados do século XIX. Sendo assim, nos parece que não podemos resgatar a história da psicologia sem entender nossa filosofia como primeira forma de desenvolvimento do pensamento humano racional, quando das primeiras indagações do homem sobre o mundo. E, ainda, um terceiro aspecto a se observar é que o aparecimento da consciência humana é concomitante ao aparecimento do pensamento racional, já que o homem de simples animal passa a ser humano social e histórico. Essa consciência que em primeira mão é a consciência de si leva o homem a elaborar os primeiros conceitos sobre a subjetividade humana, que nada mais são do que as próprias ideias psicológicas, embriões da futura ciência psicológica.
Dessa forma,