saúde da mulher
OUTUBRO ROSA: Prevenção do Câncer e Promoção da Saúde
Todos os anos, o mês de outubro se veste de rosa em alusão à prevenção do câncer de mama e à promoção da saúde das mulheres. A campanha Outubro Rosa, que teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, chegou ao Brasil em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa, seguindo a tradição norte-americana. De lá para cá, a adesão de diversas cidades vem fortalecendo o movimento a cada ano, na busca de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama. No Brasil, todos os anos monumentos emblemáticos como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor são iluminados com a cor rosa, em alusão à campanha.
Em alguns pontos estratégicos de cada cidade são divulgados serviços de saúde e conscientização às mulheres sobre a importância de realização do exame citopatológico, a equipes distribuem fitas cor de rosa – símbolo da campanha. A partir dessa aproximação, os profissionais de saúde conversam com as pessoas, tiraram suas dúvidas e encaminham as mulheres para as unidades de referência, especialmente para os centros municipais de saúde, onde profissionais de saúde estão a postos para receber e acolher as mulheres que buscavam realizar o exame colpocitológico.
De forma clara e objetiva, com uma linguagem acessível, são dadas informações sobre como praticar o autocuidado e o autoexame das mamas, além de dicas de prevenção: manter o peso dentro da faixa ideal, praticar exercícios físicos com regularidade, reduzir o consumo de álcool, não fumar, aumentar o consumo diário de frutas, legumes e verduras e reduzir o consumo de alimentos industrializados.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado