Saúde da mulher
Acretismo da placenta: fenômeno pelo qual a placenta penetra nos tecidos musculares do útero, tornando sua retirada mais difícil e arriscada depois do parto.
Aderências cirúrgicas: complicação de algumas cirurgias, que faz com que alguns tecidos dentro do corpo fiquem aderidos, criando alguns desconfortos e riscos para o paciente.
Alojamento conjunto: quando mãe e bebê ficam no mesmo quarto após o parto, sem o uso do berçário.
Analgesia regional: anestesia dada na coluna vertebral, que afeta apenas parte do corpo.
Analgesia: qualquer recurso medicamentoso que serve para diminuir a dor.
Anestesia geral: conjunto de técnicas anestésicas utilizadas para que o paciente fique desacordado
Anestesia local: anestesia de pequenas regiões do corpo, feita com injeção de drogas anestésicas perto do local afetado.
Anestesia ou analgesia combinada: o mesmo que duplo bloqueio, combinação de drogas injetadas em duas partes da coluna vertebral - o espaço raquidiano e o espaço peridural. Utilizada para partos normais, pois devido à menor quantidade de drogas utilizada na combinação, a movimentação e controle motor da mãe tendem a ser preservados.
Anestesia peridural: tipo de anestesia onde o médico introduz uma cânula na coluna vertebral e injeta uma solução anestésica de tempos em tempos, ou mesmo continuamente.
Anestesia raquidiana, ou raqui: anestesia aplicada dentro da coluna vertebral, mais especificamente no espaço raquidiano.
Anestesia: aplicação de drogas e técnicas que sirvam para tirar a sensibilidade à dor.
Antálgico: contrário à dor, que diminui a dor. Uma posição antálgica é aquela que alivia ou interrompe a dor.
Apgar: nota dada ao bebê no primeiro minuto e no quinto minuto de vida e que serve para avaliar a vitalidade.
Baixo risco (gestantes de partos de) : diz-se das mulheres grávidas ou parturientes que não apresentam fatores de risco (ex. Pressão alta, diabetes, gravidez de gêmeos, prematuros, etc..)
Bolsa rota: quando a bolsa das