saúde bocal
Educação Da Saúde Bucal
Santana do Ipanema-AL
Agosto de 2014
Residência Saúde
Instrumentos Educativos Utilizados para Educação Em Saúde Bucal Para Gestantes.
Trabalho solicitado para verificação de aprendizagem no curso de Técnico de Saúde Bucal feito pela Aluna Daniela Conceição de Souza.
Santana do Ipanema-AL
Agosto de 2014
Instrumentos Educativos Utilizados para Educação Em Saúde Bucal Para Gestantes.
Na maioria dos países industrializados, nos últimos anos, houve expressivos ganhos nos níveis de saúde bucal. Em crianças e adolescentes, tem sido documentada grande redução no número de dentes com lesões cariosas, assim como melhoria nas condições periodontais. As razões para esse declínio ainda não estão integralmente esclarecidas, mas guardam relação direta com a exposição das pessoas ao flúor, tanto na água de abastecimento, como em cremes dentais, assim como através do uso profissional de flúor em clínicas odontológicas (Glass, 1992; Marthaler, 1990).
Entretanto, apesar dos surpreendentes resultados em parte da população, as doenças cárie e periodontal ainda constituem problemas de saúde pública no mundo. Em geral, os indivíduos afetados pertencem a grupos minoritários socialmente desprotegidos e que apresentam especial vulnerabilidade às doenças. Esse fenômeno é descrito com o nome de “polarização” – concentração de maior parte das doenças e necessidades de tratamento em uma parcela da população (Mandel, 1995).
O fenômeno da polarização - ou de grupos com alta atividade da doença - tem sido documentado tanto em crianças como em adultos em inúmeros países, como Finlândia, Reino Unido, Austrália, Brasil e outros (Weyne, 2003). Apesar da considerável evolução na Odontologia, o cirurgião dentista ainda se depara com doenças que afetam a cavidade bucal de maneira significativa (Toledo, 1998).
A educação em saúde é o caminho para guiar essa parcela da população que ainda sofre com a alta