Sazonalidade
Sazonalidade é uma expressão muito utilizada pelos economistas, referindo-se à alternância de períodos previsíveis de baixas e altas de preços, em decorrência, respectivamente, de aumentos e diminuições na oferta de bens. Os preços agrícolas (ou dos horti-fruti-granjeiros, noutro jargão do economês) são sazonais: diminuem e aumentam conforme se esteja no período de safra ou de entressafra.
Sazonalidade vem de sazonar – amadurecer. Na safra os grãos, as verduras, as frutas amadurecem e têm que ser colhidas e vendidas; do contrário apodrecem e não geram a renda necessária para cobrir os custos e gerar renda aos produtores. A correria para vendê-los a tempo concentra a oferta num curto período de tempo, levando à redução dos preços porque a demanda não cresce na mesma proporção. A escassez da entressafra , pelo contrário, eleva os preços. Como os bens agrícolas têm períodos previsíveis de plantio e colheita, em função das estações do ano, a variação dos seus preços é sazonal, justificando inclusive a formação de estoques reguladores da parte do governo.
Respeitar a sazonalidade é um importante princípio de finanças pessoais, principalmente para aqueles orçamentos domésticos cujos itens sujeitos a variações de preço por causa dela têm grande participação no total dos rendimentos. O consumidor deve esperar que amadureçam as condições para escolher os itens de sua cesta de consumo: comprar frutas e verduras da estação (ganhando em preço e variedade), organizar seus próprios “estoques reguladores” numa dispensa bem estruturada, comprar de fornecedores diretos que forneçam produtos mais frescos e saudáveis por menores preços, evitar os custos de acondicionamento e embalagens de congelados e acondicionados etc.
O princípio do respeito à sazonalidade não se aplica somente a alimentos. Funciona também no caso do vestuário São lançadas coleções para cada estação (inverno e verão) e meia-estação (outono-inverno e primavera-verão), levando em conta a mudança de