saude publica
RESUMO
A saúde publica é quem centra sua ação a partir das decisões do estado que por sua vez tem como prioridade a boa saúde para todos, tentando diminuir cada vez mais as doenças, as mortes entre outras situações adversas que prejudicam o ser humano.
O farmacêutico tem um meio de atuação no trabalho ou até em sua vida social muito importante, pois e nele que garante uma parte muito importante na segurança das pessoas, que é na saúde delas atuando com os medicamentos, garantindo a eficácia e a qualidade desses medicamentos, pois está trabalhando com outra vida, pois um erro pode causar até a morte da pessoa, isso em todos os ramos do trabalho que envolve medicamento, desde a formulação (produção), até a informação que o profissional tem que passar para o “paciente”. No SUS (sistema único de saúde), o farmacêutico atua de diversas formas, que em muitas dela são iguais as dos farmacêuticos que trabalham fora do meio que tem um índice maior de doenças e problemas de saúde.
Palavras-chave: farmacêutico. Saúde pública
INTRODUÇÃO
O universo de atuação do farmacêutico na área de saúde pública é bastante amplo, passa pela pesquisa, manipulação, produção, armazenamento, distribuição de medicamentos, produtos farmacêuticos, análises diagnóstico-terapêuticas e de alimentos, além de vigilância sanitária, farmacológica e epidemiológica. O profissional farmacêutico exercendo estas atividades deverá ser capaz de atuar como corresponsável pela execução do conjunto de ações executadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir assistência terapêutica integral à população na promoção e recuperação da saúde e prevenção da doença.
A Saúde Pública é extremamente importante para todo profissional farmacêutico, independente de sua área de atuação, pois cabe a todo farmacêutico ser um profissional de saúde crítico, comprometido com as necessidades de saúde da população, com a responsabilidade de assistir o ser