Saude publica
O documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde" conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS. Mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de modo articulado aos interesses do capital, e como, no decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.
O filme se vale da linguagem dos meios de comunicação dominantes em cada época, como o jornal, o rádio, a TV Preto e branco, a TV colorida e, por fim, a internet.O documentário foi realizado por iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e a Universidade Federal Fluminense/UFF. O documentário é composto por 5 capítulos, que podem ser assistidos em seqüência, com 60 minutos de duração, ou separadamente; cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930; 1930 a 1945; 1945 a 1964; 1964 a 1988; e 1988 a 2006.
Resenha
1900- Um novo século, medicina, engenharia, eletricidade; epidemia de febre amarela Rio de Janeiro e São Paulo as principais capitais do país.
Rico com direito aos médicos e os pobres buscam solução das doenças com benzedeiras. A s epidemias afugenta os imigrantes europeus.
Dr. Oswaldo Cruz é empossado diretor e implanta a vacinação. A varíola é obrigatória gerando manifestações contra.
Em São Paulo tem inicio as obras de saneamento na área do Porto de Santos com incentivo do Dr. Emílio Ribas.
1917- Anarquia e greve operária em RJ e SP.
1918- A gripe espanhola assola o Brasil, e o povo sem saúde.
1919- Fim