SAUDE PUBLICA RIO BRANCO
O trabalho realizado é coordenado pela psicóloga e gerente Maria Stella Ferreira Cordovil Casotti, e tem por objetivo prestar um atendimento digno e a reintegrar socialmente os pacientes internados no hospital por motivo de dependência química. Tal atendimento inicia-se com o acolhimento e verificação do estágio de uso de álcool e outras drogas do paciente em seguida é feito um trabalho voltado para a conscientização quanto ao tratamento, desintoxicação, abstinência, recuperação, etc. Cada paciente possui um projeto terapêutico diferenciado, que depende de sua faixa etária, gravidade de sua condição no momento da internação, comorbidades e situação social.
São realizados atendimentos psicológicos individuais e em grupo e há também a participação de dependentes químicos recuperados nas reuniões, o que motiva e da esperança aos pacientes. Existe envolvimento dos familiares no tratamento do paciente, onde são orientados como prestar o acolhimento, abordagem e ajuda no retorno do paciente a sua casa.
A internação pode durar de 3 a 15 dias e os pacientes são encaminhados aos CAPSad, residências terapêuticas ou grupos de ajuda e a grande maioria prossegue o tratamento.
Mesmo gratuito e apresentando muitas dificuldades, o projeto é referencia no estado do Acre no tratamento de usuários de álcool e outras drogas. Este fato se deve a estrutura do