Conclusão de apresentação de trabalho
O objetivo do trabalho escolar, da matéria de história, realizado pelas alunas do terceiro ano do ensino médio: Amanda Dornelles, Geovana Oliveira, Liliane Félix, Lorayne Soster, Louise Neves e Rafaela Miguel, foi relatar os aspectos sociais, culturais, geográficos, políticos e econômicos da África do Sul, relacionando-os com a inserção do país ao BRIC (grupo de economias emergentes que demonstram um rápido crescimento). Para a obtenção de dados e informações, as pesquisas foram feitas através da internet, e a apresentação será feita oralmente em sala de aula sob supervisão da professora Maria Teresa Carvalho Pinheiro.
Conclusão:
A história da África do Sul é bem antiga, porém o ponto de partida utilizado será o Imperialismo Europeu. Os europeus e os portugueses chegam á África do Sul por volta do final do século XV, quando eles contornam o cabo da boa esperança. Mas é justamente no século XIX que o imperialismo europeu vai se consolidar, com a presença dos ingleses. Os ingleses tem interesse comercial na área e disputam a região com os descendentes de holandeses (os Bôeres). Além do interesse comercial, na passagem do século XIX para o XX, foram descobertas importantes jazidas de diamante na região da áfrica do sul, o que atiçou a cobiça dos ingleses. Após a vitória na guerra dos Bôeres a Inglaterra passa a colonizar de fato a região.
Durante o período imperialista, começaram as primeiras legislações racistas, segregando a maioria da população negra da região. Mesmo após a independência, a proclamação da República em 1961, o regime de segregação racial é mantido, e passa a ser conhecido no mundo inteiro como Apartheid. Porém devido a pressão interna e internacional, o Apartheid começa a ser desmontado na década de 90.
Em 1994, as eleições livres são marcadas na África do Sul depois de uma mudança na contituição de 1993. A chegada de Nelson Mandela no poder, inaugura uma nova fase na África do Sul. A integração da África do Sul aos Brics