saude do rn
A hiperbilirrubinemia é uma doença que surge nos primeiros dias de vida do bebê, sendo causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue, deixando o bebê amarelado. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue; e seu acúmulo causa a doença, que deve ser tratada rapidamente para que a quantidade de bilirrubina no sangue não seja muito elevada, o que pode causar complicações graves como surdez, convulsões, kernicterus e encefalopatia bilirrubínica.
Quanto ao metabolismo da bilirrubina no organismo ocorre da seguinte forma: o Eritrócito se rompe liberando a Hemoglobina, daí a hemoglobina é metabolizada se fracionando em HEME e GLOBINA; a GLOBINA sofre metabolismo proteico normal e os aminoácidos são reaproveitados; a HEME perde o Fe2+ e se transforma em Biliverdina que sofre a ação da enzima biliverdina redutase, se transformando em BILIRRUBINA INDIRETA. A BILIRRUBINA INDIRETA, que é insolúvel, alcança a corrente sanguínea onde se associa com a proteína Albumina, e vai ser transportada para o Fígado aonde a Albumina se dissocia da BILIRRUBINA INDIRETA. A BI entra no hepatócito aonde vai se conjugar com o Ácido Glicurônico, por ação da glicuronil transferase, se tornando uma BILIRRUBINA DIRETA, que é solúvel, e no intestino vai ser reduzida à Estercobilina e Urobilina; a bilirrubina será eliminada pelas fezes e pela urina.
2. A Fototerapia é um dos tratamentos realizados no caso de icterícia neonatal que é consequência da hiperbilirrubinemia. Sabendo disso, diga em que se baseia os mecanismos de ação da fototerapia para eliminação da bilirrubina, explique os mecanismos.
Os mecanismos de ação da bilirrubina se baseiam na Fotoisomerização e na Foto Oxidação.
Na Fotoisomerização ocorre fragmentação estrutural da bilirrubina produzindo isômeros geométricos e estruturais que são transportados pelo plasma e secretados na bile,