Saude coletiva
A assistência de enfermagem nos dias de hoje, sofre grandes impactos da tecnologias em todas as áreas de atendimento. Os maiores impactos se dão na categoria cuidados da enfermagem ao paciente, na qual a tecnologia tende a qualificar o cuidado, além de permitir a tomada de decisão mediante o raciocínio clinico levando em consideração a individualização do indivíduo. (PEREITA, PINTO, TOURINHO E SANTOS -2012).
Todo enfermeiro tem a obrigação de prestar assistência ao paciente, seja negro, branco, de diferentes religiões. Na qual o seu desafio é respeitar e prestar a melhor assistência para com o cliente (paciente) sempre acompanhando a sua evolução e o avanço tecnológico transformando o seu fazer técnico em uma trabalho humanizado. E individualizado ao ser humano.
Apensar das inúmeras tecnologias, o paciente deve ser visto como um todo, sendo assistido pelo enfermeiro em todas as suas necessidades básicas, sendo psicológicas, físicas, e espirituais. Porém, o distanciamento do enfermeiro devido as mais altas tecnologias assistenciais, é algo que preocupa muito, por outro lado, se elevamos pelo caminho da compreensão humana, pois para um bom cuidado, exige-se interação e envolvimento emocional de ambas as partes.
A internação possui conteúdos emocionais, manifestos em cada paciente, podendo se associar a influência do meio ao desencadeamento ou evolução da patologia. A doença pode ser sentida como consequência da forma de como é a sua atuação no mundo. (FABIO MAGNO).
O enfermeiro sempre deve estar ciente de que para a sociedade a internação significa uma necessidade e que o paciente depende de todo o cuidado preciso. Além do domínio da tecnologia, é necessário o total acolhimento, proporcionando um conforto mais próximo com a família, sempre comunicando o familiar para que este possa realmente ser incluído na assistência.
Contudo, o enfermeiro acaba proporcionando o afeto e o carinho tão necessário deste