saude coletiva
Após tentar cometer suicídio, o personagem principal do filme, Patch Adams, procura um hospício em busca de um tratamento. Mas, ao chegar ao local de seu destino, acaba descobrindo uma realidade bem diferente da qual ele esperava.
Os pacientes do hospital psiquiátrico recebem um acompanhamento médico periódico, mas que, efetivamente gera poucos resultados positivos. Na sua primeira consulta psiquiátrica, feita individualmente, ele tenta explicar o motivo de sua procura por tratamento e o que o teria levado a tentativa de suicídio, mas o psiquiatra o trata com total negligência, nem sequer prestando atenção no que lhe é relatado. O médico faz as perguntas sem realmente se interessar no que estava sendo dito. A “frieza” com que o profissional da saúde o atende deixa ele intrigado. Isso não mudou na terapia em grupo, onde os pacientes estavam ali fazendo número, sem ganhar o mínimo de atenção necessária, mostrando assim, uma péssima qualidade no atendimento e deixando de ocasionar uma possível melhora. Patch tenta descontrair a consulta, fazendo os colegas rirem e divertindo-os, mas como isso é contra os métodos tradicionais da medicina, acaba deixando o doutor com raiva.
O convívio com seu colega de quarto o fez buscar métodos diferentes para ajuda-lo. Patch lhe dá carinho e atenção, trazendo um ambiente mais alegre para aquele homem, fazendo-o vencer alguns de seus medos. Isso o fez descobrir que pode