saude coletiva
PRATA
Patos de Minas
2013
SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL EM CRUZEIRO DA
PRATA
Trabalho apresentado à aula teórica sobre à disciplina de Saúde Coletiva
III como requisito de avaliação do 2º semestre de 2013 (2º bimestre).
Prof. Ms.: Roberto Góes
PATOS DE MINAS
2013
INTRODUÇÃO
O município mineiro de Cruzeiro da Prata, localizado próximo da cidade de Presidente Olegário, com uma população estimada de 18 mil habitantes com predominância urbana.
Está em período de emancipação onde deverá ser implantados projetos que visam a saúde pública bucal.
Um governo ao assumir a responsabilidade de implantação do Sistema
Único de Saúde (SUS), como dever do estado direto de cidadania, submetendo-se ao efetivo controle social, demonstra que é possível apostar no setor público e na sua capacidade de agir um sistema com qualidade e respeito às necessidades de saúde de seu povo.
De acordo com reunião realizada com população e demais governantes da cidade, foi definido nova estrutura organizacional para a secretaria municipal de saúde, onde tornam-se leis municipais, execução de orçamentos e financeiras para as ações em saúde, estabelecendo as instancias deliberativas do SUS, onde cria condições para o controle social efetivo do sistema e para uma gestão participativa. Definido os projetos a serem realizados. Entre eles o plano municipal de saúde bucal.
A princípio quanto mais descentralizado o sistema terá maior eficácia.
O município deverá ter equipe de Saúde da Família implantada, bem como materiais e equipamentos adequados ao elenco de ações programadas, de forma a garantir a resolutividade da Atenção Primária à Saúde.
Na organização das ações e serviços de saúde, o planejamento cria a possibilidade de se compreender a realidade, os principais problemas e necessidades da população.
Permite uma análise dos problemas, buscando elaborar propostas capazes de solucioná-los, resultando em um plano de