saude coletiva
O Álcool é considerado como droga legalizada barata e de muito fácil acesso e sendo a mais consumida na fase da puberdade, onde o adolescente vai se tornar mais vulnerável à bebida. Selando assim o seu relacionamento com o álcool e risco a dependência pela a substância. Ou seja quanto mais precoce o uso maior a dependência na fase adulta.
Ao Longo prazo de uso o álcool é prejudicial a todos os órgãos em especial o fígado que é o principal responsável pela destruição das substâncias tóxicas que são ingeridas e produzidas pelo corpo, dessa forma a grande dosagem de álcool no sangue sobrecarrega causando assim:
Gastrite quando no estômago;
Hepatite álcoolica, no fígado;
Pancreatite , no Pâncreas;
Neurite , nos nervos.
O Alcoolismo é um dos mais graves problemas na saúde pública e no mundo inteiro segundo a OMS. O indivíduo passa por um processo do seu estado físico e psíquico no consumo do álcool. Diante a essa situação como pode ser o papel da enfermagem para ajudar na recuperação do indivíduo?
A Intervenção de enfermagem que se oferece aos pacientes etilista tem como finalidade buscar informações, direcionar o cuidado para assim melhorar a assistência . discutir estratégias para trazer melhorias no atendimento ao paciente etilista.
A Enfermagem tem o papel de facilitadores no processo de mudança do paciente etilista. Na visão da doença prevenindo possíveis recaídas e o mais importante o aconselhamento e tratamento do paciente e família. O Alcoolismo não só afeta o paciente mas todos que convivem com ele. Identificar as dificuldades do paciente e se adaptar as condições do paciente.
A assistência domiciliar e papel da enfermagem executar , possibilitando a se adaptar as condutas educativas e assistenciais. permitindo a aproximação do enfermeiro com o paciente, e a inter-relação deste com a sua família e comunidade.
Referências
Toursend MC, Distúrbios relacionados a drogas In: Toursend