SAUDE COLETIVA
DCVida – DEPARTAMENTE CIÊNCIAS DA VIDA
A SAÚDE NO MUNICÍPIO DE BOZANO
ALANA SOARES KREMER
ARTHUR ROBERTO FABRÍCIO PEREIRA
KAUANA AOSANI CERRI
PABLO AUGUSTO STEINMETZ
IJUÍ - RS
2012
ALANA SOARES KREMER
ARTHUR ROBERTO FABRÍCIO PEREIRA
KAUANA AOSANI CERRI
PABLO AUGUSTO STEINMETZ
A SAÚDE NO MUNICÍPIO DE BOZANO
Trabalho da disciplina de Saúde Coletiva, dos cursos de graduação em Enfermagem e Nutrição, do Departamento Ciências da Vida – DCVida, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
Prof.. Maristela Borin Busnello Prof.. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz
Ijuí – RS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O trabalho foi realizado na cidade de Bozano. Foi entrevistada a secretaria de saúde Leila Coradine. Foi visitada a Secretaria Municipal de Saúde, no qual foram expostas as excelentes instalações do mesmo, que se apresentam com uma ótima infraestrutura, ótimo atendimento.
Sobre a organização, o funcionamento e o bom uso dos recursos vindos para aplicação no SUS, mostrando que essa verba é o suficiente para ter um bom atendimento, uma boa infraestrutura e, consequentemente priorizar o bom atendimento de todos os serviços oferecidos.
Apesar de ser um município pequeno e novo, Bozano é tido como referência para outros municípios em relação à saúde, pois como vimos em aula alguns relatos, a saúde antigamente era muito precária, poucos tinham acesso.
O que foi discutido em aula, e o que se observou na secretaria do município, foi que os recursos provindos do governo são investidos totalmente na mesma, como manda a legislação.
Foi, observado também que há alguns municípios que não seguem as “normas”, que o SUS estabelece, tornando assim o serviço prestado precário, ou seja, pacientes mal atendidos, mal acompanhados, fazendo com que os mesmos dia-a-dia