Saude coletiva
Hiperplasia Fibrosa Inflamatória (Epulis Fissuratum):
- É uma hiperplasia do tec. Conjuntivo fibroso que tem relação com a má adaptação de próteses total ou parcial. CC: Caracteriza-se por uma única ou múltiplas pregas no vestíbulo alveolar, de consistência firme e fibrosa, é comum na região ant. da maxila em adultos, a lesão pode se apresentar eritematosa e ulcerada. Se ocorrer lesão no palato duro a lesão recebe o nome de pólipo fibroepitelial ou fibroma. CH: Há uma hiperplasia do tecido conj. Fibroso, pode apresentar hiperceratinização, além e uma hiperplasia irregular das cristas epiteliais. O Pólipo fibroepitelial, possui um estreito núcleo de tec. Conjuntivo revestido por tec. Epitelial estratificado. TT: remoção cirúrgica, biópsia e adaptação da prótese ou confecção de prótese nova.
Granuloma Piogênico:
- Crescimento comum da cavidade oral, semelhante a um tumor, de origem não neoplásica. É caracterizado como uma resposta a uma injúria local. CC: é uma lesão que pode apresentar a superfície lisa ou ulcera, base séssil oi pediculada, de cor rosa ao roxo, possui tamanho variado e crescimento rápido, sendo sua localização amis frequente na gengiva, acometendo adultos jovens e crianças – há uma predileção pelo sexo feminino (alterações hormonais). CH: há uma proliferação vascular semelhante ao tecido de granulação, lesão pode apresentar membrana fibropurulenta e infiltrado inflamatório. TT: Excisão cirúrgica que deve se estender para o periósteo e deve se realizar raspagem dos dentes adjacentes.
Granuloma Periférico de Células Gigantes:
- Crescimento comum da cavidade oral, semelhante a um tumor, de origem não neoplásica. É caracterizado como uma resposta a uma injúria local. Possui CH semelhante ao Gran. De Céls. Gigante Central e CC semelhante ao Gran. Piogênico. CC: Ocorre exclusivamente na gengiva ou rebordo alveolar edêntulo, onde a