saude coletiva
Ao pesquisar sobre o tema encontrei informações sobre: estatísticas e dados, pois quando falamos em saúde lembramos muitas vezes só da parte humana assistencial e de cuidados e acabamos esquecendo o que por traz disso tudo.
Na minha pesquisa pude ver o quão é importante o sistema de informação em saúde e isso não inclui somente a parte tecnológica de avanços, também as estatísticas e sistemas de dados que são extremamente importantes na hora de programarmos dados.
Os órgãos responsáveis por estas informações são: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o INAMPS (Instituto Nacional de assistência médica da previdência social) e o Ministério da saúde. Estes órgãos são fundamentais para podermos saber informações de áreas de epidemiologia, área de risco, áreas de maior probabilidade para determinada patologia, podemos também saber a quantidade de pessoas que acesso á saúde publica e privada do nosso pais dentre tantas outras coisas.
Informações sobre o contingente populacional são de extrema importância quando falamos de informação e saúde. O IBGE é o maior órgão de estatística brasileiro e é através dele que também que o ministério da saúde toma decisões e põem em pratica muitas ações de saúde é como se um fosse ligado ao outro é em cima dos dados do IBGE que o ministério da saúde trabalha as suas ações e decisões.
O Ministério da Saúde é o órgão responsável por todas as questões de saúde de âmbito nacional é através destes órgãos de estatísticas que ele promove e faz cumprir a lei do Sistema Unificado de Saúde que envolve tudo que diz respeito á saúde. A informação em saúde é tudo é o que promovem á prevenção, promoção e reabilitação da saúde, dessa maneira são divulgadas orientações sobre doenças de notificação compulsória, informações sobre serviços de saúde, direitos e deveres do estado e dos cidadãos entre muitas outras informações.
Bibliografia: