Saude Ambiental
O desenvolvimento do mundo esta crescendo muito nesses últimos anos, com essa evolução acelerada sempre tem seus efeitos colaterais na nossa saúde, vários fatores como; alta taxa de gás carbônico, taxas elevadas de doenças. Com esse crescimento nossa qualidade de vida vem decaindo cada vez mais, e desastres naturais complicam ainda mais a qualidade de vida, como por exemplo, as enchentes em São Paulo e os deslizamentos no Rio de Janeiro.
2) Explique a frase “Ecologia da Doença” (Forattini,2004).
Quando a busca por matéria-prima é feita de modo descontrolado assim como o descarte de resíduos decorrentes da produção de produtos que hoje mantêm o estilo de vida moderno cada vez mais consumidor, há um desequilíbrio nos determinantes físico-químico, biológico e social criando assim um meio ambiente poluído e com condições favoráveis para a disseminação de doenças, agravando assim a qualidade de vida.
3) Quais são os determinantes de agravo à saúde publica? Exemplifique.
Determinantes Físico-Químicos: Fenômenos naturais, terremotos, chuva de alta intensidade e ação antrópica: Aquecimento global causando alterações significativas ao clima como grandes tempestades, verões cada vez mais quentes, destruição da camada de ozônio causando problemas como câncer de pele e respiratórios e claro quem mais sofre são os dois extremos as crianças e os idosos.
Determinantes Biológicos: Com a disposição inadequada de resíduos na sua maioria tóxicos em cursos d água é criado um ambiente perfeito para microorganismos, artrópodes ( mosquitos, pernilongos) e Roedores (Ratos) que são os vetores de doenças como a dengue, malaria, leptospirose entre outras que adoecem a sociedade, principalmente a população mais carente.
Determinantes Sociais: Fatores psicossociais, hábitos, estilo de vida e aspectos organizacionais.
O total esquecimento das autoridades em criar uma política de qualidade de vida, leva a população