Satepsi
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNO CARLOS DE UBÁ
PSICOLOGIA
MARCELLA, MARIA JULIA, MATHEUS
MARCELLA, MARIA JULIA, MATHEUS
UBÁ/MG
MARÇO/2014
MARCELLA, MARIA JULIA, MATHEUS
MARCELLA, MARIA JULIA, MATHEUS
Trabalho apresentado à professora Elza
Lobosque, como parte das exigências da disciplina Psicometria I.
UBÁ/MG
MARÇO/2014
O SATEPSI: DESAFIOS E PROPOSTAS DE APRIMORAMENTO
O SATEPSI é um sistema de certificação de instrumentos de avaliação psicológica para uso profissional e a partir dele ocorre uma classificação dos instrumentos como aptos ou inaptos para uso.
Uma grande quantidade de processos éticos envolvendo a avaliação psicológica ocorria até então, justaposto a isso, uma grande parcela dos testes publicados não possuíam estudos que comprovassem sua eficiência técnica, tais motivos levaram a essa resolução, iniciada em 2001 (Resolução CFP nº
002/2003).
Um paradoxo vigorava até então, enquanto os profissionais davam significância ao fato do psicólogo estar delegado a prestar serviços de acordo com os princípios e técnicas reconhecidas pela ciência e não poder fazer declarações sem o devido respaldo técnico-científico, por outro, ocorria uma prática pautada em instrumentos que feriam os princípios supracitados.
O estabelecimento de padrões para testes buscou surtir efeito no que tange a fidedignidade desses instrumentos. O SATEPSI aparece como resposta às críticas nos setores em que os testes eram aplicados, para que assim os problemas fossem superados. O sistema também provocou aumento na qualidade dos manuais de testes, que atualmente são bem mais complementados e detalhados do que há dez anos.
Mesmo que o SATEPSI tenha recebido notório reconhecimento e e suas ações tenha surtido efeito, ao longo desses anos de funcionamento um conjunto de problemas tem sido enxergados como desafios para o aperfeiçoamento da resolução. São estes: os requisitos mínimos e a definição do que é