TESTE
Matrizes progressivas Coloridas de Raven – Escala especial
Avaliação: O Teste das Matrizes Progressivas de Raven foi desenvolvido por John C. Raven, este destina-se à avaliação do desenvolvimento intelectual de crianças de 5 a 15 anos de idade. O teste foi elaborado tendo como base o referencial da teoria bifatorial de Charles Spearman e tem como objetivo avaliar o que o autor define como capacidade intelectual geral — fator "g". Na verdade, as Matrizes Progressivas pretendem avaliar um dos componentes do fator "g", a capacidade edutiva.
A capacidade edutiva consiste em extrair novos insights (compreensões) e informações do que já é percebido ou conhecido. Em função do referencial teórico do qual deriva, o Teste de Raven avalia a inteligência medida pelo seu produto final, ou seja, pelos resultados. Assim, desconsidera os processos ou diferenças qualitativas que interferem nas respostas dos indivíduos.
Satepsi: Favorável
G-36
Teste não verbal de inteligência
Avaliação:
O G-36 é um teste psicométrico não verbal para avaliar a inteligência no que se refere ao fator “G”, criado pelo psicólogo brasileiro Efraim Rojas o G-36 foi feito para ser utilizado em seleção de pessoas. Este teste foi cientificamente comprovado, e mede o raciocínio logico de uma forma ampla e só pode ser aplicado por psicólogos. Pode ser usado com tempo livre ou limitado em 30 minutos, dependendo de sua finalidade. Indicado para candidatos a partir do ensino médio e pode ser aplicado de forma coletiva ou individual.
O Fator G criado por Sperman refere-se às habilidades gerais da inteligência.
Satepsi: Favorável
Teste de Atenção Concentrada ou Sustentada
Avaliação:
O teste foi criado pelo psicólogo Suzy Cambraia tem como objetivo avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho que realiza durante um período determinado. Consiste também em sustentar a atenção durante cinco minutos na tarefa que esta sendo executada.