satanismo
A ideia da exclusão social foi adotada pelos políticos, diz respeito às formas pelas quais os indivíduos podem acabar isolados, sem um envolvimento integral na sociedade mais ampla. Também é diferente da pobreza propriamente dita, concentrando sua atenção sobre uma ampla variedade de fatores que impedem que os indivíduos ou os grupos tenham as mesmas oportunidades que estão abertas para a maioria da população.
A exclusão social pode assumir uma série de formas de modo que pode ocorrer em comunidades rurais isoladas que vivem afastados de muitos serviços e oportunidades, ou em bairros localizados em áreas urbanas decadentes marcadas por altos índices de criminalidade e moradias abaixo do padrão.
Exclusão econômica – indivíduos e comunidades podem ser excluídos da economia no que diz respeito à produção e ao consumo. Quanto ao aspecto da produção as taxas de desemprego são altos e as oportunidades ocupacionais são limitadas. Uma vez excluídas do mercado de trabalho, as pessoas podem achar ser reingresso extremamente difícil.
Exclusão politica – a participação popular e continua na politica é o alicerce dos estados democráticos liberais. Porém, uma participação politica ativa pode estar fora do alcance dos indivíduos socialmente excluídos a quem podem faltar as informações as oportunidades e os recursos necessários para o envolvimento no processo politico. Participar de comícios e comparecer a reuniões politicas, exige um grau de mobilidade, tempo e acesso a informações que podem estar faltando em comunidades excluídas.
Exclusão social – a exclusão também pode ser sentida no domínio da vida social e comunitária. Esse tipo de exclusão também pode significar uma rede social limitada ou frágil, que leva ao isolamento e a um contato mínimo com os outros. A exclusão social não é apenas o resultado de pessoas sendo excluídas – pode resultar também da atitude de pessoas que resolvem se excluir de aspectos da sociedade dominante, esses podendo optar