Sapos
A arquitectura orgânica, apesar de ter surgido nos EUA, desenvolveu-se ao redor de todo o mundo. Um arquitecto europeu considerado orgânico foi Alvar Aalto.
O conceito do organicismo foi desenvolvido através das pesquisas de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do carácter do país como um organismo vivo. A sua crença era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles moram, trabalham ou rezam, e por esse motivo o arquitecto é um modelador de homens.
De uma forma geral, a arquitectura orgânica é considerada como um contraponto (e em certo sentido, uma reacção) à arquitectura racionalista influenciada pelo International style de origem europeia.
A arquitectura orgânica preocupou-se sobretudo com o enquadramento do edifico no ambiente natural. Considera que cada edifício é uma criação individual e única. O seu principal representante foi o norte-americano Frank Lloyd Wright.
A principal preocupação é estabelecer harmonia entre os espaços interior e exterior da construção, integrando-a no ambiente/paisagem a volta.
Fig. 18 Casa da Cascata 1936, Frank Lloyd Wright
É uma construção da arte orgânica, é caracterizada pelo enquadramento do edifico no ambiente natural. Projectada em 1935 para a família de Edgar J. Kaufmann de Pittsburgh, a "Casa Kaufmann", originalmente utilizada como residência de veraneio da família, hoje é um museu.
Fig. 19 Nautilus House, criação de Javier Senosian, 2006
É uma construção da arte orgânica, é caracterizada pelo enquadramento do edifico no ambiente natural. O projecto chama-se Nautilus House foi construída em 2006 e mais parece uma casa de contos de fadas. É da criação de Javier Senosian e foi inspirada em uma concha do mar. A casa é cheia de curvas e jardins internos com belos ambientes que sempre aproveitam a iluminação solar.