Santo tomás de aquino
2.1 USA-SE CITAÇÃO PARA:
- Dar credibilidade ao trabalho científico;
- Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa;
- Fornecer exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.
2. PRINCIPAIS FORMAS DE CITAÇÃO:
Direta e Indireta
2.1 CITAÇÃO DIRETA:
“É a transcrição ou cópia de um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Nesse caso, repete-se palavra por palavra e estas devem vir, obrigatoriamente entre “aspas duplas”, ou com destaque gráfico, seguidas da indicação da fonte consultada.”
Exemplo: Para Joly (1996, p.28) “abordar ou estudar certos fenômenos em seus aspectos semiótico é considerar seu modo de produção de sentidos, ou seja, a maneira como provocam significações, isto é, interpretações.
2.1.1 CITAÇÃO DIRETA CURTA:
É a citação de ate 3 (três) linhas; abre aspas dentro do texto.
Exemplo: Para Morin (200, p. 56) é na linguagem que o discurso “ganha seu sentido com relação a palavra, mas a palavra só fixa seu sentido com relação ao discurso no qual ela se encontra encadeada.
2.1.2 CITAÇÃO DIRETA LONGA:
É a citação a partir de 4 (quatro) linhas, recua 4 cm de margem, não abre aspas.
2.2 CITAÇÃO INDIRETA;
É a transcrição das ideias de um autor usando suas próprias palavras. Ao contrário da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada pois é a maneira que o pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento de outros autores.
Exemplo: Como já destacado, Marcondes Filho (1989) tem uma visão crítica de modo de produção das notícias. Ele caracteriza três formas de falseamento ou encobrimento das notícias. São elas: o jogo com texto noticioso, produzindo a fragmentação da realidade e