SANTANA DO ACARAÚ - ATRASO OU MALDIÇÃO
ATRASO OU MALDIÇÃO?
Muitas das cidades da zona norte, que foram distritos desta comarca se desenvolveram economicamente; enquanto que a matriz estacionou no tempo.
Santana do Acaraú, apesar de ter surgido por acaso, foi uma das primeiras do Vale do Acaraú que abrigou grandes e ilustríssimas personalidades que fizeram parte da história do Ceará, até do Brasil. Tais: João Cordeiro, José Mariano, Yolanda Queiroz, Professor Paulo de Tarso (Pardal), Padre e escritor Antônio Tomaz, José Alcides Pinto, Audifax Rios, um dos melhores historiadores dos últimos anos José Airton de Farias e o melhor médico da América Latina de 1994 do troféu “Sereia de Ouro”, José Oswaldo Soares e o presidente do Grupo Mil: Daniel Menezes de Nogueira.
Esta cidade tem grande número de universitários que estudam em Sobral e também o primeiro “PHD” do estado do Ceará, além de alguns santanenses terem em seu currículo três formações superiores para abrilhantar sua bagagem intelectual, porém não cresceu economicamente.
Este município já possui Banco do Nordeste, Teatro, Cinema, Usina de Algodão, Fábrica de Móveis e uma Concessionária de carros, que no passado teve um mercado intenso de importações, sendo que hoje restam apenas os prédios dos quais funcionavam ou então demolidos para construção de novas edificações.
Na ideologia de certa parte da população desde logradouro os negócios somente iniciam e não progridem, mas pode ser que faltem investimentos e planejamentos para os empreendimentos.
Atualmente Santana, tem se tornado um “dormitório humano”, pois um contingente de pessoas tem saído daqui em busca de emprego visando melhores condições de vida para seus familiares e a si mesmo.
Recentemente a Escola Profissionalizante está funcionando onde o jovem estudante aprende uma profissão na teoria e na prática. E quando ele concluir este estudo então vai trabalhar aqui ou em outra cidade? É uma pergunta que deixa-se no ar.
Se formos analisar