Santa rita de cássia
SANTA RITA DE CÁSSIA
DANIEL DE ALMEIDA NEUBER
MARÍLIA
2010
Daniel de Almeida Neuber
Santa Rita de Cássia
Orientador: Prof. Pe. Valdo
Marília
2010
“A Lição da Santa se concentra sobre estes elementos de espiritualidade: - oferta do perdão e aceitação do sofrimento, através da força do amor para com Cristo coroado de espinhos e ridicularizado como rei”.
(Papa João Paulo II na ocasião do sexto centenário do nascimento de
Santa Rita de Cássia)
SUMÁRIO
1. CONTEXTO HISTÓRICO.................................................................................. 05
2. INFÂNCIA E VIDA ADULTA............................................................................. 07
3. VIDA RELIGIOSA E INGRESSO NO PALÁCIO DO REI.................................. 10
4. REFERÊNCIAS ................................................................................................ 17
1. CONTEXTO HISTÓRICO
Santa Rita viveu na segunda metade do século XIV e na primeira do século XV. Após passar por um período muito difícil que fora a Peste Negra, a barca de Pedro se achava agitada por tempestades que a teriam feito afundar se não fora de Deus.
A 5 de junho de 1305 subiu ao trono de Pedro o Arcebispo de Bordéus, que tomou o nome de Clemente V. Para desfrutar maior tranquilidade, ou pelo amor de sua Pátria, o novo Papa não quis residir em Roma e fixou a sede do papado em Avinhão.
Os Papas que lhe sucederam até Gregório XI, durante setenta e três anos, deixaram a sede romana até que esse último Pontífice, movido pelas instantes exortações de Santa Brígida da Suécia e de Santa Catarina de Sena, decidiu-se a sair de sua querida residência de Avinhão. Entrou em Roma a 17 de janeiro de 1377, e encontrou a cidade na maior desolação.
A estadia dos Papas em Avinhão, comparada ao cativeiro de Babilônia, prejudicou seriamente a Igreja. Com a entrada do Papa em Roma, renasceu a confiança nos corações há tempo