Santa Maria del fiori
Chama-se de Arquitetura do Renascimento ou Renascentista àquela que foi produzida durante o período do Renascimento europeu, ou seja, basicamente, durante os séculos XIV, XV e XVI.
Algumas das caracteristicas gerais da arquitetura renascentista: A arquitetura do Renascimento está bastante comprometida com uma visão de mundo assente em dois pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo. Além disso, vale lembrar que, ainda que ela surja não totalmente desvinculada dos valores e hábitos medievais, os conceitos que estão por trás desta arquitetura são os de uma efetiva e consciente ruptura com a produção artística da Idade Média (em especial com o estilo gótico).
Estilos:
Planos – Eram idealizados levando em consideração a simetria, conseguida graças às semelhanças das partes que ficavam de cada lado das linhas centrais axiais;
Torres – Raras ás vezes única e quando existentes são simétricas. A cúpula e o aspecto externo predominaram.
Aberturas – Arcada de arcos semicirculares, especialmente nas construções civis;
Arcos e Abóbadas – Semicirculares, de caráter romano;
Janelas – Em geral tem as linhas clássicas e eram pequenas devido ao clima da Itália;
Portas e Janelas – Colocadas em simetria umas acima das outras e
Paredes Externas – O tratamento varia em cada país. Na Itália são lisas com tratamento especial. Ás vezes há balaustrados. Na Inglaterra, Alemanha e França são altas. Sua construção era de alvenaria de pedra ou então de tijolo, em cursos regulares.
O que é o objeto?
Catedral de Santa Maria Del Fiori,
Quem criou?
Os projetos da Catedral de Santa Maria Del Fiori deu início no século XIII (13) por Arnolfo de Cambio, mas só foi de fato construída na época renascentista pelo arquiteto Brunelleschi. Que deu vida aquela simples ideias. Sendo assim os projetos tiveram toda influencia do renascimento.