sangue
Introdução
O presente trabalho visa realizar uma objetiva descrição acerca de um dos fluidos mais importantes conhecidos até hoje: o sangue.
O sangue é um tecido circulante especializado, que se encontra em um compartimento fechado denominado sistema circulatório. Em sua composição estão presentes células sanguíneas, na qual ficam suspensas em uma substância intracelular líquida conhecida como plasma. As principais células contidas no plasma sanguíneo são as hemácias, as plaquetas e os leucócitos.
Objetivo
Características Gerais e Composição Sanguínea:
Segundo suas características o sangue apresenta-se como um líquido viscoso, de coloração avermelhada sendo um pouco mais denso que a água. O seu ph é levemente alcalino variando na escala de 7,3 a 7,4, uma vez que a diminuição dessa escala tornará o sangue um meio propício para o surgimento de inúmeras doenças. Dentro do sistema cardiovascular o sangue se difere em: sangue venoso - sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico- e sangue arterial- rico em oxigênio e pobre em gás carbônico.
O tecido sanguíneo é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Este tecido apresenta ainda um contraste em relação aos outros tecidos presentes no corpo humano, uma vez que as suas células não mantêm quaisquer relacionamento espacial permanente uma com as outras, mas movimentam-se continuamente de um local para o outro. Essa movimentação do sague e suas células acontecem de modo regular e unidirecional, e se deve às contrações rítmicas do coração.
O volume sanguíneo para a maioria dos mamíferos é de aproximadamente 7 a 8 % do peso corporal, no entanto em função da diferença entre a composição corporal masculina e feminina, bem como no tamanho do corpo, a variação total de sangue é de 4 a 5 litros em mulheres e de 5 a 6 litros nos homens.
Como o sangue banha todo o corpo e supre todos os diversos tecidos, a maioria de suas funções está