Saneamento de Agua
Londrina cai duas posições no ranking do saneamento básico
Apesar da oscilação, a avaliação da cidade melhorou na pesquisa. Maringá e Curitiba estão na frente de Londrina no ranking
A cidade de Londrina ocupa a 13ª colocação no ranking nacional do saneamento básico, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil. Apesar de perder duas posições em relação ao ano anterior, o município continua entre as melhores cidades avaliadas no setor.
De acordo com o levantamento com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2012, o atendimento total de esgoto subiu em Londrina de 90,26% para 95,15%. Já o indicador de esgoto tratado por água consumida passou de 82,92% para 84,22%. A avaliação de Londrina também subiu de 2,18 para 2,22. A nota máxima é 2,5.
Maringá aparece na segunda colocação. Curitiba está na primeira colocação entre todas as capitais e em 9º lugar no ranking geral. As cidades paranaenses de Ponta Grossa, que aparece em 11º lugar, Cascavel (27ª), Foz do Iguaçu (40ª) e São José dos Pinhais (61ª posição) também foram bem avaliadas pela pesquisa.
Cascavel subiu 18 posições em relação ao ranking do ano passado e Ponta Grossa ganhou sete posições.
"Os números refletem os investimentos da Sanepar para ampliar a cobertura com os serviços de água tratada e de coleta e tratamento do esgoto doméstico nos 346 municípios em que atua", afirma o presidente da empresa, Fernando Ghignone em nota encaminhada à imprensa pela Sanepar.
De acordo com o estudo divulgado, em 2012, Maringá, Curitiba e Londrina já tinham o serviço de esgoto universalizado. "Embora não conste do estudo, nas cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, o serviço oferecido pela Sanepar já estava universalizado em 2012", acrescenta.