samy
Aluna: Stefanny Dantas
Profº: Ronnie Chagas
Atividades complementares
Capítulo 1
1- Descreva o que você entende por moeda e explique 5 de suas principais funções.
É um meio de troca, como padrão de valor ou como padrão de pagamento diferido.
* Função de troca: possibilitou a superação da economia de escambo, permitindo maior eficiência da economia com acréscimo na produção de bens e serviços. Por meio da facilitação de divisão do trabalho.
* Medida de valor: serve como um padrão de medida, ao qual todos os bens têm seus valores convertidos não sendo necessários termos que estabelecer comparações de valores entre vários bens e serviços que produzimos.
* Reserva de valor: constitui-se em uma espécie de reservatório de poder de compra, possibilitando ao seu detentor gasta-la a qualquer momento.
* Padrão de pagamento diferidos: possibilita a antecipação de pagamentos, tornando viável as empresas a obtenção de empréstimos para capital de giro junto aos bancos, ou até mesmo antecipação de pagamento a fornecedores.
* Instrumento de poder:quem possui maior quantidade de moeda possui direitos de adquirir bens e serviços adquiridos no mercado, o que caracteriza um poder de decisão.
2- Explique o que são agentes econômicos e como podem ser as suas situações orçamentárias.
São representadas pelas famílias, empresas, governo e por outras entidades como as religiosas e esportivas, dentre outras. As situações orçamentárias podem ser de equilíbrio, superavitária ou deficitária.
3- Dê os conceitos de dispêndio e poupança.
Dispêndio são despesas, gastos e consumo.
O conceito de poupança corresponde genericamente à diferença entre o rendimento disponível (seja de um indivíduo em particular ou da economia em geral) e o total das despesas de consumo efetuadas por um determinado agente econômico.
4- Explique o que significa financiamento interno.
O financiamento interno corresponde à retenção pelas próprias empresas dos resultados por