Samba
Curiosidades do Samba
Marcado no Pandeiro, Prato-e-faca e na Palma da mão, advindo gênero básico da MPB (samba), de origem afro-baiana com incremento carioca.
Nasceu nas casas das “tias” baianas da praça Onze no Rio de Janeiro, com extensão à chamada “pequena África” da Pedra do Sal á Cidade Nova.
O pimeiro samba Pelo Telefone (1917) de Cartola e Assis Valente, precedido do tradicional samba dos escravos, sem contar com o Samba de Breque de Moreira da Silva, faz presente à música para diversão e muitas vezes aquecimento para sambões no subúrbio no Rio de Janeiro.
As principais composições de José Barbosa da Silva, o Sinhô, auto-intitulado “o rei do samba”, junto com Heitordos Prazeres, Caninha e outros pioneiros, estabelecem os primeiros fundamentos do setor. Ganhando maior definição com a chamada “Turma do Estácio”.
Dorival Caymmi, as harmonias criadas por Custódio Mesquita, o molejo de Pedro Caetano, o figurino tropicalista de Assis Valente, a sobriedade de Sinval Silva, o populismo de Hevilleto Martins e o sotaque interiorano de Ataulfo Alves conduzem o samba para outros caminhos já com o sabor da indústria Musical. Principais tipos de samba:
Pagode
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular.
Samba-enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.
Dia Nacional do Samba
- Comemora-se em 2 de dezembro o Dia Nacional do