Salto Monday
O que é?
Três caudalosas quedas d’água, com 40 metros de altura, que se precipitam próximo à foz do Rio Monday.
O que fazer?
Apreciar o espetáculo natural proporcionado pelas quedas d’água mais procuradas do Paraguai. Cercados por mata nativa e bem preservada, os saltos do Rio Monday estão próximas à fronteira com o Brasil e Argentina, a 10km de Ciudad del Este. Trilhas em meio à vegetação levam os visitantes até mirantes e passarelas de onde é possível contemplar a depressão de 40 metros do rio. Para quem gosta de aventura, paredões rochosos favorecem a prática de rapel, trekking e alpinismo ao lado do turbilhão de águas. A atração está dentro do Parque Municipal Saltos del Rio Monday, que oferece espaço para camping e refeições.
Os apreciadores do turismo ecológico e de aventura têm no Salto Monday, no Paraguai, mais uma opção de lazer na Tríplice Fronteira. A poucos quilômetros de Foz do Iguaçu, atravessando a Ponte da Amizade, a Natureza brindou a região com mais um espetáculo das águas.
São três quedas d'água – a maior delas, de 40 metros – que se precipitam próximas à foz do Rio Monday, um dos principais afluentes paraguaios do Rio Paraná. É um belo espetáculo com a nuvem de gotículas provocada pelo impacto da água nas rochas e arbustos que contornam a imensa depressão do Monday.
Localizados na cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco, a 20 quilômetros da fronteira brasileira, os saltos fazem parte do Parque Municipal Monday, uma reserva natural de nove hectares, coberta por uma espessa vegetação de mata tropical que esconde animais e pássaros de pequeno porte.
Grandes paredes de pedras sustentam os três saltos e tornam o local ideal para a prática de escalada e de rapel. Foram os amantes desses esportes que tornaram os saltos conhecidos ao incluí-los nos Jogos Mundiais da Natureza, realizados em 1998.
Outra aventura no local é o trekking (caminhadas pelas trilhas que cortam o parque e chegam às