Salmo 23 verso por verso
VERSO
POR
VERSO
Prof. Kleyzer Couglhan de Alencar Bruce kleyzer @yahoo.com.br kleyzer.blogspot.com O Salmo 23
1
O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Verso 1
A PROVIDÊNCIA DIVINA
“O Senhor é meu pastor; nada me faltará”.
A
o reconhecer que o Senhor é seu pastor, Davi traz à nossa mente duas figuras pitorescas da Palestina: a ovelha e o pastor. A ovelha, por ser um animal dócil ao extremo e indefeso, tem sua sobrevivência atrelada aos cuidados do pastor. Já o pastor, caracterizado pela paciência, pelo amor e dedicação com que se relaciona com seu rebanho, chega a ponto de sacrificar sua própria vida frente a perigos como animais ferozes ou salteadores que tentam atacar suas ovelhas. Seu amor é tão grande por cada ovelha que se uma delas se desgarra, ele é capaz de deixar seu rebanho no aprisco e sair em busca da ovelha perdida até que a encontre (Lucas 15:4). Entendemos, portanto, a razão do Senhor Jesus autodenominar-se o Bom Pastor, enfatizando assim seu amor, cuidado e sacrifício por suas ovelhas, por seus filhos (João 10:11).
Deus espera que sejamos ovelhas e não bodes, pois estes, apesar da semelhança, são agressivos por natureza e nem sempre se sujeitam a um guia, um líder. Quantas vezes nos consideramos ovelhas do rebanho do Senhor, porém rejeitamos ser conduzidos por Ele, ainda que em uma ou mais áreas de nossa vida.
De acordo com