Salar do uyuni
UYUNI
O Salar do Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados. Ele está localizado no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes e está a uma altitude de
3.656 metros acima do nível médio do mar. O Salar foi formado como resultado de transformações entre diversos lagos pré-históricos.
Ele é coberto por alguns metros de uma crosta de sal, que tem um nivelamento extraordinário com variações de altitude média de menos de um metro ao longo de toda a sua área.
Este deserto de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa a de 10 metros. A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O deserto de sal é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.
No início de novembro, quando começa o verão, o lugar se torna o lar de várias espécies de flamingos.
Eles aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o deserto de sal coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim, nessa época, os passeios ficam restritos a algumas áreas.
Entretanto, entre abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha
10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o deserto de sal também é um importante destino turístico. Parte da diversão no Salar de Uyuni envolve tirar fotos. O que já virou tradição entre os turistas são as Brincadeiras de perspectiva forçada usadas nas
fotografias: