Sal de cozinha
O sal sendo obtido através da exploração das águas do mar (quando os rios que são temporais enchem-se e misturam-se com a água do mar ) encontrando-se ocorre o ESPRAIAMENTO , que então enchem as várzeas, deixando nelas porções de águas retidas nos tanques "chocadores " ou "cristalizadores ".
Passando alguns dias,com a evaporação através do sol e dos ventos, deixando os solos cobertos por camadas na substância cristalina.
É feita uma lavagem do sal bruto ainda na salina, às vezes acontecendo uma segunda lavagem para garantir a qualidade do produto, após este processo passa por uma centrífuga onde é secado e preparado para a moagem.
A refinação constitui em um aquecimento a 120 graus centígrados.Após este processo, está pronto para ser embalado e apto´para chegar à mão do consumidor.
Academicamente falando, existe uma recristalização, a separação é feita segundo uma ordem crescente do produto de solubilidade (Kps ), assim os primeiros materiais a se cristalizarem (depositarem) são os calcários ou dolomitos, seguidos da gipsita ou anidrita, após primeira etapa, a água é escoada para o 2º tanque,onde se deposita o sal gema e por último os sais de potássio e magnésio.As soluções residuais geralmente voltam ao mar e são diluídas.
SUA UTILIZAÇÃO COMO MATÉRIA PRIMA EM PROCESSO PRODUTIVO (INDUSTRIAS)
Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os vários usos do sal na culinária,desconhece que a substância é utilizada em várias outras aplicações,como a manufatura de papel e a produção de sabão e detergentes.
No norte dos Estados Unidos da América e na Europa,grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o inverno.
É utilizado em larga escala na produção de hidróxido de sódio ,cloro,hidrogênio e indiretamente ácido clorídrico por eletrólise de sua solução aquosa (processo cloro-álcali).
O sal também é utilizado para a produção de gás cloro e