Sais
O nome “ácido” foi dado a uma classe de compostos que, em solução aquosa, tem as seguintes propriedades: (1) um gosto característico; (2) a capacidade de mudar a cor do ternasol do azul para o vermelho; (3) a capacidade de reagir com certos metais para liberar H₂; (4) a capacidade de reagir com hidróxidos ou óxidos de metais para formar um sal e água.
O nome dos ácidos é fornecido pelo seguinte esqema:
Ácido + nome do ânion com terminação trocada.
Teminação do nome de um ânion
Eto
Ito
Ato
Terminação do nome de um ácido
Ídrico
Oso ico A princípio os ácidos são classificados quanto à presença de oxigênio na fórmula em hidrácidos ou oxiácidos.
Hidrácidos: são ácidos que não possuem oxigênio na fórmula ou, ainda, cujo ânion formado em meio aquoso não possui oxigênio.
Oxiácidos: são ácidos que possuem oxigênio na fórmula ou, ainda, cujo ânion formado em meio aquoso possui oxigênio.
Alguns dos ácidos mais comuns: H₂SO₄ ácido sulfúrico, H₂CO₃ ácido carbônico, HNO₃ ácido nítrico.
Bases
O nome “base” foi dado a uma classe de compostos caracterizados por: (1) a sensação untuosa de suas soluções sobre a pele; (2) a capacidade de reconstituir a cor azul original ao papel ternassol que fora alterado para o vermelho pela ação de um ácido; (3) a capacidade de reagir com ácidos para formar sais. São compostos, capazes de se dissociarem na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidróxido OH ⁻.
A dissociação é uma dissolução, ou seja, ao entrar em contato com a água os íons que já constituem a substância se separam e são cercados por moléculas de água.
A solubilidade das bases em água varia, podem ser:
Bases muito solúveis: são muito solúveis apenas os hidróxidos de metais alcalinos.
Bases parcialmente solúveis: são consideradas parcialmente solúveis os hidróxidos dos metais alcalinos-terrosos. Bases praticamente insolúveis: todos os demais hidróxidos, com exceção dos mencionados nos dois itens anteriores.
A nome