Sabinada
REVOLTA SABINADA
SANTOS
2013
REVOLTA SABINADA
SANTOS
2013
Sumário
1. Introdução
A Sabinada foi um movimento de revolta que se iniciou na Bahia. Teve como líder o médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, que deu origem ao nome da revolta. O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana separada do resto do Brasil, somente enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.
2. Desenvolvimento
2.1 Principais Causas do Movimento
Dom Pedro I abdicou do cargo de Imperador em 1831 e seu sucessor, seu filho Dom Pedro II, não tinha idade suficiente para assumir o cargo. Por isso foi instaurado o Período Regencial, que foi marcado por vários conflitos e questionamentos sobre a centralização monárquica no País.
Nesse mesmo período, também, cresceu a insatisfação dos brasileiros com os portugueses que aqui viviam. Eles controlavam a maior parte do comércio e ocupavam a maior parte dos cargos administrativos, políticos e militares, da coroa. Essa insatisfação tinha como objetivo permitir aos brasileiros um maior controle de suas terras. Afinal, a Independência já havia ocorrido faz tempo e os Portugueses ainda tinham grande importância no País, tendo uma opinião de peso no que diz respeito a que rumos o Brasil teria que seguir.
2.2 Origem
Sua denominação teve origem no nome do médico e jornalista Francisco Sabino Vieira, que foi o líder da revolta, e ocorreu em Salvador, Bahia. E teve como objetivo a busca por uma autonomia política e a Independência da Bahia.
A fuga de Bento Gonçalves, tramada pelos revoltosos baianos, foi um dos estopins da revolta. Francisco Sabino teve contato com os ideais farroupilhas, conheceu e iniciou uma amizade com Bento Gonçalves quando ficou preso no Rio Grande do Sul entre 1834 e 1837. Pouco a pouco o movimento ia conseguindo ampliar ainda