Sa De Da Crian A
Recife, dezembro de 2013
TERCEIRO TRABALHO DE APS2
SAÚDE DA CRIANÇA
Comunidade Macaxeira
Laiz de Araújo Rufino
Grupo 1
Crescimento e desenvolvimento infantil
Récem nascido
A prática realizada no Hospital das Clínicas nos proporcionou um conhceimento à respeito do crescimento intrauterino, avaliação da criança ao nascer (Índice de Apgar), e exame físico do recém nascido pelo método de Capurro.
Durante a vida intrauterina o bebê tem um crecimento que pode ser classificado em uma curva, que relaciona peso e idade gestacional (em semanas), e através dela podemos determinar se ele é Grande para a idade gestacional (GIG), Adequado para a idade gestacional (AIG) ou pequeno para a idade gestacional (PIG).
A criança PIG pode ser proporcional ou simétrica, essas sofrem de desnutrição crõnica e são afetadas desde o primeiro semestre da gravidez e tanto seu peso como sua altura são afetados de maneira proporcional. Já a criança PIG assimétrica são afetadas no terceiro trimestre da gravidez levando a perda de peso e mantendo normais o comprimento e o PC.
A criança GIG é aquela que tem o seu peso acima do adequado e é um bebê de risco e pode apresentar um quadro de hipoglicemia após o nascimento.
Uma criança AIG é aquela que se tem entre 2.500g e 3.800g com 40 semanas de gestação, quando se apresentam com menos que 2.500g é considerado um bebê PIG e acima de 3.800g é considerado
GIG.
Figura 1: curva de crescimento intrauterino
Além da classificação quanto ao peso relacionado á idade gestacionar há também uma classificação quanto ao nascimento e a idade gestacional sendo os bebê classificados em prétermo (quando nascem antes de 37 semanas de gestação), termo ( quando nasce entre 37 semanas e 42 semans de gestação) e póstermo (quando nasce após a 42º semana de gestação).
A idade