Compet Ncias Do Fisioterapeuta No Programa Sa De Da Mulher E Da Crian A
1021 palavras
5 páginas
Competências doFisioterapeuta no
Programa Saúde da
Mulher e da Criança
Contexto histórico:
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), em 1984, fruto da luta feminista. Orientado por princípios que respeitam as especificidades do ciclo vital das mulheres, o referido Programa propõe-se a atender as necessidades mais amplas em saúde, valorizando o contexto sócio-histórico e cultural em que tais necessidades de apresentam. Ao longo de vinte anos, o PAISM passou por avanços e retrocessos, e, na atualidade, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da
Mulher (PNAISM) resgata os seus princípios, com ênfase na abordagem de gênero e na integralidade como norteadores das práticas e cuidados das mulheres.
Fisioterapia da Mulher
A fisioterapia na saúde da mulher desenvolve trabalhos preventivos e reabilitadores, nas áreas de oncologia mamária e ginecológica, gestação e puerpério, dor pélvica crônica e uroginecologia (incontinência urinária e fecal, disfunções sexuais), climatério e menopausa, visando melhoria nas condições físicas da mulher, através de programas personalizados e especializados, de acordo com suas necessidades. Gestação e pós-parto
Durante a gestação, uma das principais atuações dos fisioterapeutas está relacionada com a prevenção e o alívio das dores lombares e edema em extremidades.
O fisioterapeuta apresenta-se como um profissional da área da saúde capaz de contribuir com a melhora da qualidade de vida da gestante, amenizando suas queixas, através de um programa educativo e terapêutico, que pode ser realizado em solo ou terapia aquática.
O objetivo da fisioterapia no pós-parto é prevenir e tratar disfunções muscoloesqueléticas e uroginecológicas, diminuir dores e desconfortos e, aos poucos, iniciar um programa de exercícios que visa recuperar a forma física após o parto.
Oncologia Mamária e Ginecológica
Após a cirurgia para a retirada de um câncer de mama e/ou ginecológico, a mulher passa a ter uma nova