rélatorio de quimica
FARMÁCIA 1º SEMESTRE
ROSENILDA MARCELO FRANCO
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
QUÍMICA
SALVADOR-BA
2012
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA
Relatório de aulas práticas e observação apresentado à Faculdade Dom Pedro II com requisito parcial para o curso de Farmácia. Orientadora: profª Camila
SALVADOR – BA 22 de Outubro 2013
SOLUBILIDADE
INTRODUÇÃO
A aula prática de solubilidade nos propôs ralatar o teste de solubilidade de algumas substâncias, com objetivo de classificá-las de acordo a sua interação com determinado solvente. Os quais são observados na prática laboratorial. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta apresenta-se homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominada a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.
As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas e super-saturadas
OBJETIVO
Observar a relação entre solubilidade, a natureza do solvente, a natureza do soluto, e a temperatura.
No experimento que realizamos a quantidade de água foi fixa para quantidade variáveis de sal. Contudo, se fosse adicionada certa quantidade de água a solução que formou corpo no fundo, o resíduo sólido formado seria solubilizado .
MATÉRIAIS E METODOS
Chapa aquecedor para aquecer a água
Balança para pesar o sal
Espátulas para pegar o sal
Copos plásticos de café para pesar o sal e a sua massa é de 0,83
NaCl
Pisseta para colocar água nos