Rádio
Cultura, Língua e Comunicação – UFCD 1 - Ano Lectivo 2014/2015
Trabalho Realizado por Vera Lúcia Rodrigues Gorducho Turma SB14
A Rádio
Índice
Introdução
Pág.: 03
O que é a Rádio
Pág.: 04
História da Rádio
Pág.: 05 à 07
Radioteatro
Pág.: 08
Principais vantagens na Comunicação com o ouvinte
Pág.: 09
Os elementos e recursos da linguagem do rádio
Pág.: 10
Roteiro de Radioteatro: do Argumento à Pós-Produção
Pág.: 11
Conclusão
Pág.: 12
Webgrafia
Pág.: 13
Introdução
O objectivo deste trabalho foi traçar uma linha na história da Rádio em todo o mundo, desde o seu surgimento, até os dias de hoje.
Na pesquisa sobre este tema surgiram milhares de textos, uns com mais conteúdo e outros com menos, mas todos eles valorizando a importância que a Rádio teve e tem para a nossa sociedade.
Nesta pesquisa mostro as fases da Rádio e as suas diferentes aplicações, tais como o radioteatro, a radionovela e as influências que essas características, tão peculiares a esse veículo, deram não só para os artistas, mas para o meio em geral.
O que é a Rádio
A Rádio é um sistema de comunicação usando ondas electromagnéticas que se propagam pelo espaço. Usam-se ondas radiofónicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins.
Em geral as ondas electromagnéticas distinguem-se pela sua frequência que é inversa ao comprimento de onda. As ondas mais curtas têm frequência mais alta e um comprimento de onda mais baixo, enquanto as ondas de frequência mais baixa têm um comprimento de onda mais elevado.
A frequência corresponde a um determinado número de ciclos por segundo. Foi o nome do pioneiro da rádio alemão Heinrich Hertz que serviu para baptizar a unidade de medida da frequência; Hertz (Hz). Assim um ciclo por segundo equivale a 1Hz (Hertz), 1KHz é igual a 1000 Hz, ou 1000 ciclos por segundo, e assim sucessivamente.
As