Ruy barbosa
Ao se mencionar o nome de Ruy Barbosa, a maioria das pessoas se recordam da sua extraordinária atuação como parlamentar e advogado, porém Ruy Barbosa também se voltou para a composição literária, com seus estudos críticos, crônicas, traduções de poesias, livros, artigos, discursos, razões forenses. Possuindo uma grande diversidade de textos, possibilitando o surgimento de várias coletâneas.
Ruy Barbosa conquistou uma carreira política e de advocacia muito marcante para a sociedade, sendo defensor da doutrina do habeas corpus, baseado no modelo americano, requereu várias ações, especialmente aos perseguidos politicamente. Ele concorreu à Presidente da República duas vezes, se opondo às candidaturas militares. No ano de 1907, advogou a favor das nações mais fracas, em Haia, na Holanda, objetivando o respeito aos prisioneiros e contrabando de guerra, deveres dos neutros da terra, entre outros direito, sendo reconhecido a partir disso, como Águia de Haia.
O Brasil havia acabado de romper com Portugal, deixando a fase colonial no passado. Visualizando o presente, os brasileiros se basearam no ideal francês, recebendo influências do romantismo, entretanto, nesse período, a literatura não obteve o devido investimento. Por conta disso, as pessoas se dedicavam somente à literatura por puro divertimento, sem um compromisso profissional, e aqueles que se firmavam literatos, eram razão de preconceito na época. Muitos estudiosos defendiam que o profissional deveria ser sério, e não era possível essa seriedade no ramo literário. Em todo esse contexto histórico, Ruy Barbosa se destacou como um grande escritor, possuindo relações com profissionais famosos, como Castro Alves, Machado de Assis, José de Alencar e entre outros, embora nem ele tenha reconhecido o seu devido desempenho. Ruy Barbosa alcançou outras conquistas, além do ramo de política e Direito, sendo ele, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, chegando