Ruy Barbosa
Objetivos de aprendizagem: os alunos poderão conhecer o empreendedorismo, sua evolução histórica, cenários e tendências, bem como refletir sobre o polissêmico mundo do trabalho, reconhecendo as exigências e possíveis interferências do contexto social, econômico e cultural na vida do trabalhador.
Estudo de Caso Cacau Show: doces lições do empreendedor
Alexandre Costa1
1. Introdução
Dornelas (2008) explica que o termo empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
A evolução histórica do empreendedorismo pode ser iniciada com o primeiro exemplo do empreendedorismo atribuído a Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, agindo como um aventureiro empreendedor que assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais.
Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir pessoas que gerenciavam grandes projetos de produção, porém não assumiam riscos excessivos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
“No século XVII os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. No século XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo.
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os gerentes ou administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam os empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do