Russeau
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO-CDSA
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-UAEDUC
CURSO: EDUCAÇÃO DO CAMPO
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
PERÍODO: 2011.2
PROFESSORA: Educando:
Rousseau E a Educação
O mundo de Rousseau; ele viveu num período que passou a ser conhecido como Iluminismo e que tem a Revolução Francesa de 1789 o seu marco político maior, ele pressentiu que as mudanças na sociedade daquela época acabariam desaguando numa revolução, só que ele não teve a oportunidade de presenciar o acontecimento que ele já previa, pois ele morreu onze anos antes dessa revolução acontecer, mais precisamente no ano de 1778.
Esse homem paradoxal nasceu em Genebra, em 1712, era filho de um relojoeiro e da filha de pastor protestante. Na sua juventude foi enviado a Turim, na Itália, com o intuito de ser convertido ao catolicismo. Trabalhou um tempo em Veneza, exilou-se na Inglaterra, onde foi recebido por David Hume, e terminou seus dias na França.
O tecido social; ele denuncia uma sociedade que legitima a desigualdade e onde a vida em comum é regida por convenções e formalismos, ou seja, podemos hoje em nossa realidade tomar consciência de que a maior parte da desigualdade que temos hoje é fruto da nossa legitimação, por exemplo, só existem políticos corruptos no poder de nosso país, só existe o sistema capitalista, porque legitimamos e contribuímos para que isso aconteça.
A mãe de Jean-Jacques Rousseau morreu pouco depois de seu nascimento, e ele passou seus primeiros anos de vida com seu pai, do qual sempre fala com muito carinho e com quem aprendeu o gosto pela leitura, o seu pai teve uma contenda com um capitão com um capitão francês e, sentindo-se injustiçado pela ordem de prisão, então Rousseau decidiu abandonar a cidade, ainda menino passa por várias casas, fugindo de casa em casa, fugindo acaba encontrando um porto seguro na casa da senhora de Warens, que ele chama de mãe e peã