Russeau
Este escrito foi elaborado pelo filósofo em sua fase de grande prestígio, mais precisamente no ano de 1754, ocasião em que Rousseau competia pelo prêmio outorgado pela Academia de Dijon. Venceria aquele que desse a melhor resposta para a pergunta: Qual é a origem da desigualdade entre os homens, e ela é respaldada pela lei natural? Ainda que seu texto não tenha sido reconhecido pelo comitê, publicou seu trabalho por sua conta em 1755.
Para entendermos o objetivo de Rousseau, devemos ter sempre em mente que o pensador tem a convicção de que o homem já nasce bom em si mesmo, ou seja, sua natureza é dotada de bondade. Em seu primeiro discurso, afirma que os costumes degeneram à medida que os povos desenvolvem o gosto pelos estudos e pelas letras. Segundo ele, o homem em sua natureza é bom, contudo, no isolamento é igual a todo homem. É a partir do momento em que resolve viver em sociedade que as desigualdades aparecem.
Rousseau divide "O Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" em duas partes. Na primeira o homem é analisado tanto em seu estado natural como civilizado e, na segunda, é defendida a ideia de que as desigualdes têm sua origem nesse estado de sociedade. Isto é, num primeiro momento, o homem é equiparado aos animais quanto aos