Runescape
Andrew Gower foi o criador do DeviousMUD, precursor do RuneScape. Após ser reescrito e renomeado, a primeira versão do RuneScape foi lançada ao público em 2001, na forma de versão beta. Possuía uma versão gratuita e uma interface simples que era acessível à maioria dos navegadores de internet.
RuneScape se passa no universo fictício de Guilenor, que é dividido em vários reinos, regiões, cidades e vilas.Os jogadores podem se deslocar por Guilenor a pé, utilizando feitiços de teletransporte, balões, navios e outros. Cada região oferece diferentes tipos de monstros, recursos e aventuras (missões), também conhecidas como quests, que desafiam o jogador. Diferentemente de outros MMORPG’s, não há uma história a ser seguida, apesar de haver toda uma história sobre o tempo anterior ao qual o jogador se situa. Os jogadores são representados por avatares customizáveis, cujas metas e objetivos são definidos pelos próprios jogadores. Estes podem lutar contra monstros ou até outros jogadores, engendrar em aventuras ou aumentar a experiência em quaisquer das habilidades disponíveis, também conhecidas como skills.Os jogadores podem interagir entre si através de conversa, trocas de itens, ou participando em mini jogos cooperativos ou competitivos.
Apesar do RuneScape ser o MMORPG gratuito mais famoso do mundo, ele ainda permite que os usuários gratuitos, também chamados de F2P (Free to Play – Livre para Jogar), possam pagar uma assinatura que pode ir de 1 mês a 1 ano, e se tornar um usuário assinante, também conhecido como P2P (Pay to Play – Pague para Jogar) ou eram conhecidos como Member entre 2001-2005. F2P e P2P também são