Rugby
João Alexandre Santiago Silva nº 13/ 11ºA
Índice
Introdução pág. 3
História do Râguebi pág. 4 e 5
Râguebi em Portugal pág. 6
Competições pág. 7
O Jogo de Râguebi pág. 8 a 11
Regras do Râguebi pág. 12 a 16
Penalidades pág. 16
Variações pág. 17
Conclusão pág. 17
Introdução
Râguebi é um desporto colectivo de intenso contacto físico, violento e fisicamente exigente. Tem uma longa história e técnicas complexas, muitas vezes incompreendidas aos olhos do público.
Neste trabalho irei descrever esta modalidade, dando a conhecer as regras do jogo e as suas estratégias, bem como as suas variações e a sua evolução a nível mundial e nacional.
História do Râguebi
Fundação da Football Association (F.A.)
A fundação da Football Association nasceu em 26 de Outubro de 1863 com vinte e um clubes. As regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra e as de Rugby, sendo então unificadas. Durante quase uma década o futebol e o râguebi foram o mesmo desporto em termos de regras, sendo considerado uma variante regional do futebol tradicional.
Separação da Football Association e formação da Rugby Football Union (R.F.U.)
Devido a um desentendimento de um clube de futebol sobre a abolição de duas regras (transportar a bola com as mãos e as placagens), em 26 de Janeiro de 1871, numa reunião em Londres, com os representantes das vinte e uma equipas da Inglaterra, é fundada a Rugby Football Union (R.F.U.), a primeira entidade controladora da modalidade no mundo. Algernon Rutter foi eleito o primeiro presidente da R.F.U. e as primeiras leis do râguebi foram tornadas oficiais em Junho desse mesmo ano.
O Primeiro campeonato internacional
Em 1883 foi realizada a primeira competição internacional entre selecções,