Ruas temáticas
Quando é bom ter o concorrente como vizinho ao lado
A concorrência que traz vantagens. As ruas de comércio temático facilitam a vida do consumidor e geram bons negócios para os empresários! Quem vende produtos de um mesmo setor tem de se diferenciar no mercado e nos preços. E quem compra acha o que quer, com o menor preço.
Uma rua, no centro de São Paulo, é especializada em essências para fazer perfumes e sabonetes. Há dezenas de lojas que vendem os mesmos produtos. A concorrência forte faz vender mais e atrai clientes. A empresária Andreza Suchini montou a loja há 12 anos. Ela foi em frente. Alugou o espaço, investiu R$ 20 mil em estoque e se surpreendeu.
Não demorou muito para a empresária descobrir: estar numa rua com muitos concorrentes pode trazer grandes vantagens. E a primeira delas é ter um mercado consumidor praticamente à mão. Todos os dias, centenas de consumidores vêm a esta rua, que ficou famosa no segmento de essências.
Mas cliente na rua não quer dizer que vai comprar! É preciso atraí-lo! E a empresária sabe disso; usa artifícios, como vitrines coloridas e promoções na porta de entrada. “Eu ia passando, vi a decoração na vitrine, os preços muito bons, e entrei para fazer umas comprinhas”, diz a cliente Maria José Antonio.
A disputa pelo consumidor é acirrada. O preço é o diferencial. Para vender barato, é preciso comprar barato. A empresária faz compras em quantidade para enfrentar a concorrência. A negociação com fornecedores é árdua e o pagamento é à vista! “Eu consigo em torno de 10% de desconto! Então, eu já tenho um desconto bom para eu trabalhar com uma margem melhor”, diz Andreza.
A empresária atende 300 clientes por dia. Enfrentou a crise econômica sem queda nas vendas e já aumentou em 20% o faturamento, em relação ao ano passado. Ela melhorou o atendimento, a qualidade dos produtos e criou sorteios para fidelizar cliente e aumentar o valor das compras. “Tem tudo por aqui. É