Rsrs
A abordagem de terapia familiar
A família é uma estrutura organizacional auto-regulada, que procura manter-se num estado constante a despeito das pressões externas e dos evventos internos, tais como nascimentos, mortes e mudanças desenvolvimentais. A família é maior do que a soma de suas partes.
Feedback – processo circular por meio do qual um evento influencia um segundo, o qual simultaneamente influencia o primeiro, o terceiro e o quarto. Isto é, a resposta para um estímulo provoca uma noca série de respostas que sempreinfluencia o estímulo original. O feedback tende a manter um sistema familiar num equilíbrio dinâmico conhecido como homeostase, estabilizando os padrões de comunicação e o comportamento da família.
SINTOMA – PARTE DE UM PROCESSO CIRCULAR NO QUAL TODAS AS PARTES DO SISTEMA FAMILIAR INTERAGEM E AFETAM UMA A OUTRA SIMULTANEAMENTE.
Terapia Familiar e Arteterapia
Um trabalho de arte pode ser o meio pelo qual o cliente “traz a família para a sessão”, oferece oportunidade de lidar com a delegação de papéis dentro da família, e com as questões na família de origem do cliente.
Uma forma de ajudar os clientes a resolverem seus conflitos familiares e a abrirem novas percepções, é alterar a visão de mundo do cliente ou a sua estrutura de referência, numa abordagem conhecida como reframing. Reestruturar, no sentido físico (por meio do cortar ou reposicionar) pode ajudar o cliente a ver, por uma nova perspectiva, a situação retratada no trabalho de arte.
Metáforas para relacionamento e mudança
Metáforas são analogias por meio das quais o terapeuta e o cliente podem se comunicar de maneira eficaz, direta e não ameaçadora. Elas podem ser visuais, verbais ou ambas: expressões artísticas discutidas pelo cliente são especialmente potentes. Ao usar a metáfora pela qual o cliente apresentou ou descreveu o problema,